Informativo de Segurança e Saúde Ocupacional

Saúde da Coluna Vertebral
 
A coluna vertebral é o eixo central do corpo. É exigida em quase todos os movimentos e ainda funciona como um duto de feixes nervosos, ligando diversos órgãos e outras partes do corpo ao cérebro.
 
PRINCIPAIS PROBLEMAS DA COLUNA VERTEBRAL
 
 Cifose: é também um desvio da coluna, mais facilmente percebido quando a pessoa está de lado, pois as costas ficam arqueadas, o tórax retraído e os ombros projetados para a frente;
 
Lordose: desvio da coluna característico na região da bacia, causando uma curvatura exagerada no local;
 
Hérnia do Disco Intervertebral: A parte mais central do disco, que se localiza entre as vertebras, sai da estrutura da coluna, causando dores muitos fortes e até a paralisação dos movimentos;
 
Artrose: Conhecida como bico de papagaio, é causada pelo atrito entre as vértebras. Depois de algum tempo, surge uma espécie de calcificação, que podem comprimir alguns vasos sanguínios ou nervosos;
 
Escoliose: A coluna se desvia para o lado, passando apresentar uma deformidade; surge por causa de má postura, por usar por tempo prolongado somente um lado do corpo.

 
COMO PROTEGER SUA COLUNA
 
A melhor maneira de se deitar de lado é com um travesseiro entre a cabeça e o ombro e o outro entre as pernas;
 
Quando deitar de barriga para cima, coloque um travesseiro embaixo dos joelhos e outro embaixo da cabeça;
 
Evitar dormir de bruços, pois além de forçar a coluna, dificulta a respiração;
 
Ao elevar um objeto pesado do chão, abaixar-se com as pernas flexionadas;
 
Usar um colchão ortopédico ou semi- ortopédico, de acordo com o peso e altura de cada pessoal;
 
O travesseiro não deve ser muito fino nem muito macio, para não alterar a curvatura da coluna; o ideal é que seja da altura entre a cabeça e o ombro;
 
Ao ficar de pé, contraia os músculos da barriga e das nádegas periodicamente; utilize esta técnica de relaxamento quando quiser aliviar dores;
 
Ao trabalhar em frente a uma mesa, ou digitando no computador, manter as costas retas, encostadas ao encosto da cadeira; manter as pernas debaixo da mesa, evitando cuzá-las;
 
Procure posicionar ao seu alcance os objetos que esteja manuseando;
 
Ao dirigir horas seguidas, é importante manter as costas retas, perfeitamente apoiadas no encosto;
 
Não carregar mochias ou sacolas com peso de um só lado. A mochila deverá ser apoiada nos dois ombros e as sacolas, dividias na duas mãos;
 
Ao caminhar manter as costas reta, abdome contraído, olhe para frente. O sapato deve ter salto de base lagar e leve e no máximo 4cm de altura;
 
 " Um excelente trabalho a todos!"