Como se destacar no trabalho em tempos de crise!





Olá Pessoal, nosso ultimo DDs, fizemos uma abordagem do tema mais comentado nos últimos meses no Brasil, a crise econômica que hoje afeta boa parte das empresas, no contexto de crise, além do conhecimento e experiência técnica, torna-se indispensável algumas mudanças de hábitos e postura comportamental, afim de se tornar um profissional cobiçado pelas organizações.
 
A seguir iremos listar 5 dicas de especialistas para se destacar no trabalho em tempos de crise;
 
 
Seleção
Ser positivo com relação ao ambiente de trabalho é o primeiro passo para se tornar um profissional cobiçado pelas organizações
 
 


Com demissões em massa e o índice de geração de empregos em baixa, quem está inserido no mercado de trabalho precisa deixar de ser apenas um empregado para se transformar em um profissional cobiçado pelas organizações. Adotar uma atitude mais positiva em relação a função exercida é o primeiro passo sugerido pelo professor e executivo de negócios Marcos Morita. “A postura gentil, produtiva, proativa e colaborativa no ambiente de trabalho poderá trazer maior disposição para encarar a segunda-feira, suportar o mau humor do chefe ou as pesadas cobranças do dia a dia. Isso tornará a vida corporativa um pouco mais leve e descontraída”, comenta.

Confira cinco dicas para se destacar no mercado de trabalho:
1. Olhe sempre a parte cheia do copo 

Há pessoas que adoram enxergar a parte ruim e o lado negativo das coisas. Pessimistas fazem questão de analisar em profundidade tudo o que lhe é apresentado, e encontram sempre algum ponto que sirva como base para minar projetos, propostas ou progressos. Eles olham a metade vazia do copo. “Profissionais inteligentes também se encaixam nessa categoria. Todos poderiam ter melhores chances caso utilizassem seu tempo e capacidade analítica para trabalhar a parte cheia do copo”, aconselha Morita.

    2. Seja positivo
É comum que o pessimista se enquadre na categoria dos que reclamam por default, às vezes jogando a toalha antes mesmo de idéia ou uma tarefa ser concluída. Esses costumam ficar fora dos melhores comitês, já que nem todos os gestores suportariam ter voluntariamente em suas equipes personagens negativos.

    3. Faça bem feito e na primeira vez
Parece difícil, mas não é. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a produtividade do brasileiro foi a que menos cresceu em dez anos. O estudo foi feito com trabalhadores de 12 países, entre 2002 e 2012. “Parafraseando o pensador e empreendedor Henry Ford, ‘há uma única regra para um industrial: faça produtos com a melhor qualidade possível, ao menor custo, pagando os salários mais altos que puder’. Então, tente ser mais produtivo, fazendo bem feito na primeira tentativa. Além de agradar o empresariado, certamente irá gerar uma boa impressão aos que estão ao seu redor”, ensina. De acordo com o professor, esse profissional é cada vez mais raro e, consequentemente, mais valorizado. 

    4. Pense coletivamente
Vivemos conectados em redes, compartilhando e colaborando. Portanto é paradoxal que haja pessoas que insistam em pensar e agir de maneira individual, cuidando apenas do seu quadrado. “As frases preferidas são: ‘isto não é minha responsabilidade’, ‘não sou pago para isso’ ou ainda ‘esta atividade é dele, não minha’. Um grande erro, já que muitas vezes as maiores oportunidades estão em áreas cinza, sem uma pessoa ou cargo pré-definido”.

    5. Foco no trabalho

Se não somos o país com o maior número de profissionais produtivos, muito se deve a falta de foco no trabalho. Já não são incomuns as demissões por descumprimento das políticas de TI das empresas. “A dica aqui é se policiar e criar algumas regrinhas. Por exemplo: redes sociais e smartphones devem ser usados apenas no tempo livre. Evite que estas ferramentas tirem sua atenção no que está sendo feito”, comenta.
 
Fonte: site do correio brasiliense, na coluna admite-se. em março de 2015. 

Divulgamos abaixo, o link da reportagem de especialistas, também muitas dicas e informações uteis para seu sucesso em tempo de crise.

http://economia.terra.com.br/videos/em-tempos-de-crise-aprenda-a-se-destacar-no-trabalho,7904992.html